Grupo Prolente nasceu há 25 anos
A partir do sonho do jovem optometrista Rui Pedro do Carmo Teixeira, empreendedor por natureza, nasceu, em 1996, o Grupo Prolente com o objetivo de «oferecer» saúde visual à maioria das pessoas, a preços justos e com qualidade superior.
Rui Teixeira iniciou a sua carreira em 1989, através de um estágio profissional de técnico de óptica, passados sete anos decidiu fundar o seu grupo óptico que olha «por si e por toda a família», garantindo um aconselhamento personalizado na área da saúde visual, através dos melhores profissionais, do melhor equipamento de diagnóstico e de marcas de óculos.
Deste cedo percebeu que havia espaço no mercado português para criar uma marca regional que oferecesse serviços de excelência com preços acessíveis. Assim, nasceu o Grupo Prolente, que hoje em dia inclui a Nacional Óptica e a marca de armações e óculos de sol Prestïgio.
Além do trabalho realizado nas lojas e sabedor do impacto fortíssimo da visão na vida das pessoas, seja no trabalho, na escola e até na forma como nos relacionamos com quem está ao nosso redor, a empresa tem procurado, ao longo dos anos, ter uma voz ativa e interventiva na sociedade com os seus projetos de responsabilidade social onde já doou ao longo dos últimos 17 anos mais de 400 mil euros em produtos oftálmicos.
Olhando para a vida como um permanente e continuo voluntariado onde o valor do dar, do contribuir e ajudar é o âmago do sentido da nossa existência coletiva, Rui Teixeira jamais esqueceu os mais carenciados, de forma que proporcionou a estas pessoas poderem obter saúde visual, óculos e lentes com valores reduzidos, contribuindo assim para a criação de condições de dignidade e de inclusão social.
Entre as láureas alcançadas, o grupo óptico Prolente foi PME Líder 2014 e Cinco Estrelas 2017, além de ter recebido diplomas do concelho de Oeiras e da Junta de Freguesia de Carnaxide e Queijas, pelo impulso na melhoria da saúde visual dos utentes em situação de carência económica.
