É importante destacar a importância da avaliação ocular infantil. Muitos pais não percebem que as crianças podem ter problemas de visão desde tenra idade e, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, essas condições podem levar a problemas graves e permanentes.
A avaliação ocular na infância é um procedimento simples que pode ajudar a identificar problemas de visão em crianças, incluindo miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo. Essas condições podem afetar a capacidade da criança de aprender e participar em actividades cotidianas.
Recomenda-se que as crianças tenham sua primeira avaliação ocular aos seis meses de idade e, em seguida, regularmente a cada dois anos. Isso é particularmente importante se houver histórico de problemas oculares na família.
Os pais também devem estar atentos aos sinais de problemas de visão em seus filhos, incluindo dores de cabeça, esfregar os olhos com frequência, franzir a testa ao olhar para objetos distantes, piscar com frequência e ler muito perto da página.
Portanto, não ignore a saúde visual do seu filho. Faça consultas regulares para garantir que a visão do seu filho esteja saudável e para que ele possa desenvolver todo o seu potencial.